Notícias
Pequenos negócios respondem por quase todos os empregos criados em outubro no país
Levantamento do Sebrae, a partir dos dados do Caged, verificou que 98% das vagas de trabalho estavam nesse porte
As micro e pequenas empresas (MPE) foram, mais uma vez, o motor do mercado de trabalho brasileiro. Segundo levantamento do Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), esses empreendimentos responderam por 98% das vagas formais abertas em outubro.
Do total de 85,1 mil novos postos criados no período, cerca de 83,4 mil foram resultado direto das contratações feitas por micro e pequenas empresas — confirmando a relevância do segmento para a economia nacional.
Acumulado do ano já supera 2024
Os dados também mostram que, entre janeiro e outubro, as MPE contrataram 1,23 milhão de trabalhadores com carteira assinada. O desempenho já ultrapassa o registrado em todo o ano de 2024, quando o setor acumulou 1,22 milhão de admissões.
Serviços lidera as contratações
Em outubro, o setor de Serviços foi o principal responsável pela abertura de vagas entre os pequenos negócios, com mais de 47 mil contratações. Na sequência aparecem:
- Comércio: cerca de 25 mil novos postos
- Construção: aproximadamente 8,7 mil vagas preenchidas
Desemprego atinge menor nível desde 2012
Os números positivos se refletem também na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), do IBGE. A taxa de desocupação do trimestre móvel encerrado em outubro caiu para 5,4%, o menor índice desde o início da série histórica, em 2012.
O dado representa queda de 0,2 ponto percentual em relação ao trimestre de maio a julho (5,6%) e recuo de 0,8 ponto percentual frente ao mesmo trimestre de 2024 (6,2%).
Os indicadores reforçam o papel estratégico das micro e pequenas empresas na geração de emprego e renda e demonstram a recuperação consistente do mercado de trabalho brasileiro.